Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Página Pessoal de José António Mendes Silva


  • Currently 2.88/5

Rating: 2.9/5 (219 votos)




ONLINE
1







Total de visitas: 934127
Biografia

Nasci a 25 de Abril de 1956, numa zona rural, num local chamado Vale Covo, concelho de Serpa, distrito de Beja.


Criado atrás do gado, como manda a vida do campo, conclui a 4ª. Classe em 1966. Dada a distância da minha residência até à aldeia mais próxima (agora Vila Nova de S.Bento), cerca de 15 Km, e à falta de transportes na época, ficar-me-ia então pelo ensino básico.


Em 1969, os meus pais (Manuel João da Silva e Leonilde Mendes Costa) estabeleciam-se num pequeno comércio (taberna e mercearia) em Vila Nova de S. Bento. Além dos copos que servia ao balcão, com 16 anos comecei também a distribuir refrigerantes como ajudante do distribuidor local da "Vida & Fortuna", Sr. Manuel dos Santos (Cabo Santos).


No dia 10 de Maio de 1977 assentei praça no Regimento de Cavalaria de Estremoz. Durante cerca de 16 meses aprendi o que é a vida militar. Após deixar os blindados de Estremoz, regressei ao sossego da minha aldeia.


Com pouco para fazer, conveceram-me então a concorrer à Guarda Fiscal. Em 14 de Maio de 1979 ingressei na Guarda Fiscal, instituição que me deu "abrigo" durante 25 anos, até à sua extinção. Fui então integrado na GNR.


Após a minha primeira colocação como Soldado (Posto Fiscal de Alcoutim) e passados dois anos, aceitei um convite para motorista no Comando da G.Fiscal, em Lisboa.


Em 1982 conheci uma algarvia com quem viria a casar no ano seguinte, passando a residir em ALverca.


Por influência de alguns colegas, resolvi concorrer e fui subindo na carreira profissional. Por este motivo, em 1985 seria colocado nos Açores, na cidade de Angra do Heroísmo, terra onde penso voltar um dia. Passados dois anos regressei à cidade de onde tinha partido e onde continuo a fazer a minha vida.


Dada a necessidade de possuir habilitações académicas que me permitissem as promoções na hierarquia, conclui em 1989 o 9º. ano, em 1992 o 12º. ano e , por capricho, concorri à Universidade.


Em 1992 fui admitido no ISEL como trabalhador estudante. Durante sete anos sacrifiquei-me a mim e à minha família, saindo de casa de noite e chegando a casa de madrugada. Consegui, com este esforço, um Bacharelato em Engenharia Mecânica e uma Licenciatura em Frio, Climatização e Ventilação Industrial. Até à data, e devido à estima que a Instituição em que prestei serviço tem pelo pessoal que a integra, de pouco me serviram tais habilitações. Mas o saber não ocupa lugar. Talvez uma dia. Quem sabe...


 


José Silva


18-10-2013